Como de costume, irei elencar os 5 melhores livros que li no semestre. No total, foram 20 novos livros, onde prevaleceram os temas de inovação, liderança e autoconhecimento.
Os 5 melhores foram:
1. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)
Um clássico escrito em 1936 que traz 30 princípios que ajudam a melhorar o seu relacionamento profissional e pessoal. Princípios básicos que precisamos treinar e nos policiar para liderar pessoas e nos tornarmos boas companhias.
Conseguir desenvolver essas habilidades sempre foi um diferencial, como o autor mostra nas histórias de sucesso no livro.
Habilidades que serão cada vez mais importantes num mundo onde a comunicação interpessoal vem se transformando.
2. Crossing the Chasm (Geoffrey Moore)
Um livro que comprei com uma expectativa baixa, pois o conceito da curva de adoção da tecnologia já era um conceito que eu tinha em mente. Pensei que seria mais um daqueles livros de um conceito que o autor repete infinitas vezes com exemplos diferentes. Mas fui surpreendido positivamente.
O livro detalha a psicologia de cada fase da curva, destacando as diferenças de pensamento e comportamento das pessoas.
Mostrando como as empresas devem estar atentas e como elas devem mudar o mindset se quiserem percorrer a curva inteira.
Explica porque várias startups falham quando tentam abocanhar a grande massa.
Livro obrigatório para empreendedores e líderes de áreas de estratégia, vendas e marketing.
Compre o livro agora aqui.
3. O ato criativo (Rick Rubin)
Um livro muito fácil de ler. Rick Rubin, uma lenda do mundo da música, ajudou a produzir discos históricos com artistas variados, desde Run DMC, Beastie Boys, Slayer, Red Hot Chili Peppers, Johnny Cash, entre outros.
Apesar dele contar muito pouco sobre a experiência e as histórias com essas bandas e cantores, o livro mostra como funciona a jornada criativa de Rubin.
Desde as dúvidas e as dificuldades da jornada até as ferramentas que ele utiliza para conseguir destravar os artistas e trazer algo inovador para o processo de criação.
Um livro que estava precisando ler no meu momento de vida.
Compre o livro agora aqui.
4. Mestres da Escala (Reid Hoffman)
Um livro repleto de histórias sobre as startups e as grandes empresas de inovação do mundo. Reid consolida vários princípios e traz muitos conselhos pessoais da sua experiência como cofundador do LinkedIn.
Desde conseguir enxergar o que o seu mercado está de fato procurando até a procura (ou não) de capital externo, passando pela cultura e os processos decisórios das empresas.
Livro muito bom para trazer insights para o seu próprio negócio e até mesmo para as áreas da empresa que você trabalha. Aprendendo com os mestres que estão fazendo a inovação acontecer ao redor do mundo.
Compre o livro agora aqui.
5. O Potencial Oculto (Adam Grant)
O livro que eu mais gestei de ler nesse semestre e talvez o melhor livro de Adam Grant.
Leitura fácil, com imagens ilustrativas que gostamos muito (rs), Grant aborda um tema muito interessante: a aprendizagem.
Como encontrar o potencial oculto nas pessoas, seja em processos seletivos ou mesmo nos nossos próprios filhos.
E como os modelos atuais para isso, nas empresas e nas escolas são falhos, medindo apenas algumas habilidades e características que não necessariamente contam o filme todo das pessoas. Deixando com isso, muitos diamantes perdidos no meio das rochas.
Como podemos melhorar e ajudar as pessoas a encontrar o próprio potencial oculto é o objetivo de Grant nesse livraço.
Compre o livro agora mesmo aqui.
Essas são as 5 escolhas do semestres. Espero que tenha se interessado por algum deles.
Se tiver outras recomendações, deixe nos comentários para que eu coloque na minha lista de desejos.
Compartilhe conhecimento e boas leituras.
Comments