Atualmente, a ferramenta mais valiosa no trabalho da maioria das pessoas é o próprio cérebro. Nossa capacidade de resolver problemas, pensar e inovar é que irá definir o nosso sucesso. Então, como podemos melhorar e obter um cérebro sem limites?
Jim Kwik conta como passou sua infância acreditando que tinha um cérebro “danificado” após um acidente na sua escola e com o incentivo de professores e com a curiosidade para aprender, passou a ser uma referência mundial no desenvolvimento do cérebro, ensinando técnicas de memorização e leitura dinâmica.
No livro, ele apresenta o seu modelo sem limites, os 3 Ms (Mentalidade, Motivação e Métodos). Quando você alinha os 3 Ms, começará a pensar sem limites.
Veja os principais pontos no resumo visual do livro “Sem limites”, de Jim Kwik:
Os 5 principais insights
O modelo Sem Limites
Para conseguir desbloquear o seu cérebro é preciso ter os 3 Ms.
Mentalidade são as crenças e as premissas que criamos sobre quem somos. Se você não tem a mentalidade correta, não conseguirá expandir o seu cérebro.
Motivação é o propósito para que você parta para a ação.
Métodos são os processos e procedimentos para conseguir alcançar algo.
Se você tem a mentalidade certa e a motivação, mas não tem os métodos corretos, suas ideias ficarão no campo da inspiração e nunca sairão do papel.
Se você tem a motivação e os métodos, mas não tem a mentalidade correta, os seus resultados ficarão limitados ao que você acha que merece.
Se você tem a mentalidade e os métodos, mas não a motivação, você não tem a energia necessária para colocar em prática e persistir com os seus projetos.
Somente com os 3 Ms você poderá se tornar sem limites.
“Se tornar sem limites não é sobre ser perfeito. É sobre progredir além do que você acredita ser possível.”
Limited Idea Entertained (L.I.E.)
Jim Kwik gosta de usar acrônimos para memorizar alguns conceitos, ele chama de LIEs (mentiras em inglês) as nossas crenças enraizadas na nossa mente sobre quem somos.
Sem perceber, ao longo da vida, vamos criando ideias que nos definem e, muitas vezes, com um potencial abaixo do que realmente podemos ser.
Essas ideias são criadas pelos comentários dos nossos pais, pelos nossos professores e pela sociedade.
A chave para se tornar sem limites é desaprender essas falsas premissas. Entender que temos o poder de mudar e evoluir, que muitos pensamentos são apenas mentiras que vivemos contando para nós mesmos.
Por exemplo, falar que você não é inteligente porque não foi bem na escola ou na faculdade. Mas inteligência é algo que pode ser expressada de diversas formas e o sistema educacional só avalia a parte lógica e linguística. Então, você pode ter dificuldade de desenvolver essa forma de inteligência (ou não sabe os métodos corretos), mas pode ser muito bom em outras formas de inteligência como a comunicação intrapessoal ou inteligência musical.
Motivação
“Motivação não é algo que você tem, é algo que você faz.”
Motivação é a soma de 3 fatores: Propósito + Energia + Pequenos Passos Simples
O primeiro passo é encontrar o seu propósito. O seu porquê. Para isso você precisa experimentar fazer coisas que te agradam para ver o que realmente desperta a sua paixão.
Mas o propósito é mais do que paixão, é como você usa a sua paixão para ajudar os outros. O propósito tem a ver com como você se relaciona com as outras pessoas. O que você pode compartilhar com o mundo?
“Motivação é sobre gerenciamento e otimização de energia.”
A falta de motivação muitas vezes se deve pelo simples fato de que você não tem energia mental suficiente, está trabalhando sem bateria.
Algumas formas de gerar energia mental sem limites: uma boa dieta, exercícios, eliminar pensamentos negativos, trabalhar em ambiente limpo, um grupo de amigos positivos, dormir bem e controlar o seu nível de estresse.
A última parte da motivação é conseguir quebrar as suas tarefas em pequenas ações, aquelas que exigem o mínimo de esforço e energia. Concluir esses pequenos passos de forma constante e consistente será mais motivador do que fazer uma tarefa complexa que demora muito tempo para você concluir.
Estudar
Um dos segredos para ter um cérebro sem limites é estar sempre aprendendo. E, mais importante, aprender a aprender.
Para isso, algumas dicas: Utilize a recordação ativa (revisar o que aprendeu, testando o quanto você absorveu), Repetições espaçadas, preste atenção na sua postura, utilize o seu olfato para memorizar, estude ouvindo música para a mente, faça anotações inteligentes.
Memória
“Não existe algo como memória boa e memória ruim, há somente memória treinada e não treinada.”
Treinar a memória é importante porque somente assim você conseguirá ter um repertório de coisas para encontrar novas soluções e ideias. Se não se recordar do que aprendeu ou leu, não conseguirá fazer novas conexões.
Utilize sua memória visual, lembrar de uma imagem é muito mais fácil do que lembrar de palavras. O mesmo acontece com lugares. Você se lembra muito mais facilmente do lugar que morou há alguns anos do que os acontecimentos em si, por isso a técnica conhecida como método Loci é muito utilizada para treinar a memória.
Faça sempre associações com algo que você já sabe. Para decorar nomes, você tenta associar o nome à alguma característica da pessoa, por exemplo.
“O seu eu sem limites é a pessoa que você realmente é e a pessoa que, com o tempo, se tornará algo que você ainda nem pode imaginar.”
Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muitos outros pontos.
Clique aqui e compre agora mesmo.
Ler mais livros é compartilhar conhecimento.
Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube).
Comments