“A felicidade é uma escolha, e o sofrimento também.”
Don Miguel Ruiz traz todo o conhecimento da cultura Tolteca para mostrar como a humanidade sofre por estar sob influência de “parasitas” mentais e como podemos ser mais felizes adotando esses 4 compromissos.
Com uma abordagem um tanto quanto mística, Don Miguel fala que todos nós vivemos em um mundo de sonhos (Já assistiram Sandman? rs). A maioria das pessoas, porém, vive num sonho do inferno e não consegue enxergar que existe um sonho do paraíso.
Se não acredita no misticismo, tente abstrair essa parte, porque os 4 compromissos abordados podem ser realmente poderosos.
Somente o fato de termos consciência de como eles impactam a nossa vida e o quanto de energia gastamos por não entendê-los, já vale a leitura.
Veja o resumo visual com os principais pontos do livro:
O livro começa mostrando que toda criança nasce realmente livre. Ela não julga ninguém, muito menos ela própria, tem a própria forma de pensar e agir.
Porém, com o tempo, os pais e a sociedade vão moldando essa liberdade, definindo como a criança deve se comportar, como deve prosseguir na vida e como ela deve sonhar.
Cria-se, então, 3 figuras internas que irão guiar a criança pelo resto da vida e prendê-la no sonho do inferno: O livro de leis, O Juiz e A vítima.
Eles são os responsáveis por controlar todas as ações das pessoas, são os parasitas mentais.
Sempre que saem da linha, fazem algo fora do livro das leis, O Juiz interno os pune e a vítima aceita, pois sabe que fez algo errado.
“Em toda a sua vida, ninguém abusou mais de você do que você mesmo.”
Criamos compromissos baseados no medo. Medo de ser julgado, de não ser aceito, de não merecer o respeito, de não atender as expectativas. Tudo isso gera sofrimento.
Para sair desse sonho, Don Miguel sugere adotarmos 4 compromissos:
Seja impecável com a sua palavra
Não leve nada para o pessoal
Não faça suposições
Faça sempre o seu melhor
Seja impecável com a sua palavra
A palavra tem um poder gigantesco. Tome muito cuidado como você usa suas palavras, principalmente com crianças (leia o post Cuidado para não falar B.O.S.T.A.).
E tenha consciência das palavras que você usa com você mesmo.
Essas palavras são extremamente poderosas, pois elas ficarão se repetindo por muito tempo até você acreditar que é a verdade.
Use suas palavras na direção da verdade e do amor próprio.
Não leve nada para o pessoal
É impressionante o quanto de energia gastamos porque levamos as coisas para o lado pessoal.
Cada pessoa vive no seu próprio mundo, no seu próprio sonho. Geralmente, uma pessoa fala algo para você sem saber o mínimo da sua vida, do seu mundo e dos demônios que te cercam.
Não gaste seu tempo e energia mental absorvendo o que os outros falam. Tenha senso crítico para saber o que vale a pena e descarte o resto.
Lembre-se que o mundo não gira ao seu redor. Cada um está vivendo a própria vida da forma que acha correta e não necessariamente as coisas se convergem.
Não faça suposições
Esse é outro ponto onde perdemos muita energia, pois gera muitos conflitos desnecessários. Tendemos a fazer suposições sobre tudo.
Achamos que todos vivem no mesmo sonho que nós e pensam como a gente. O que é um grande erro,
Pare de fazer suposições. Pergunte sempre que ficar em dúvida e deixe claro tudo o que te incomoda.
Faça sempre o seu melhor
Faça o trabalho pelo trabalho, sem esperar recompensas. Se você está fazendo o trabalho pela recompensa, você não está fazendo o seu melhor.
Quando encontrar algo que goste de fazer sem precisar ser recompensado, irá fazer sempre o seu melhor, então irá realmente curtir a vida, expressar verdadeiramente que você é.
Torne-se um guerreiro tolteca absorvendo e adotando esses 4 compromissos. Um guerreiro, segundo Don Miguel, possui o controle total das suas emoções e, portanto, sobre o seu próprio comportamento.
Tenha consciência de quem você realmente é, e de como foi “domesticado” a pensar. Esse é o caminho da liberdade pessoal.
Lembre-se que a felicidade é uma escolha, e o sofrimento também.
Para mais resumos: lermaislivros.com/livros
Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e muito outros pontos. Compre agora mesmo aqui
Ler mais livros é compartilhar conhecimento.
Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)
Muito grata pelo resumo! Tive um bom panorama dos quatro compromissos que tanto já ouvi falar, mas não conhecia!