Na vida corrida que levamos é sempre difícil encontrar um tempo para ler um bom livro. Com tempos cronometrados para quase tudo no dia a dia, o pobre livro acaba ficando em segundo plano.
Mas sabemos da importância de manter o hábito da leitura, seja para nos distrair dessa correria ou para aprendermos coisas novas. Então encaixamos nos intervalos de tempo que conseguimos e na grande maioria das vezes esse tempo é “antes de dormir”!
Esse talvez seja o maior erro para quem começa a ler. Por que considero um erro?
Para criar um novo hábito é necessário que o sistema favoreça a continuidade da ação, precisa ser de certa forma prazeroso para você, seja na atividade em si ou na recompensa pela atividade e lendo antes de dormir você simplesmente não gera esse resultado.
Isso porque você não conseguirá dar o foco e a atenção necessária para a leitura. Após o dia cansativo, seu corpo perde a capacidade de foco naturalmente com a liberação de hormônios que te preparam para dormir, além das milhares de coisas não resolvidas do dia a dia que ficam na sua cabeça. Isso torna a leitura cansativa, fazendo você voltar várias vezes para o mesmo lugar, isso quando as letras não começam a andar de um lado para o outro.
Fazendo isso por vários dias, você verá que o progresso da leitura foi péssimo, gerando um feedback negativo para a motivação de continuar lendo. O livro fica na cabeceira por meses, até você decidir que não gosta de ler ou que é muito devagar para ler.
ERRADO!
Iremos ajustar isso, apresentando ideias e praticas para fortalecer o seu sistema, otimizando tempo e até esforço na leitura! Fique ligado nos próximos posts!
コメント