Um dos desafios mais interessantes que existe é o desafio dos 9 pontos. O objetivo dele é que a pessoa passe por todos os pontos sem tirar a caneta do papel, utilizando apenas 4 traços.
Se você já fez esse teste, sabe que pode demorar muito para encontrar uma solução e,sim, ela existe. Mas a taxa de pessoas que encontram a solução é extremamente pequena.
Se você nunca fez, sugiro que você pegue um pedaço de papel e faça os pontos, conforme a figura:
Continue após ter feito o desafio...
O que torna o desafio interessante é que o fato de adicionarmos um borda maior no desenho, a sua taxa de acerto aumenta.
E se acrescentarmos mais 2 pontinhos, a taxa de acerto dispara.
Este simples experimento mostra como pensamos em relação a várias coisas na vida. Inconscientemente, criamos alguns limites imaginários na nossa cabeça.
Olhamos para 9 pontinhos organizados e nos limitamos a operar dentro desse limite.
Até que entendemos que o quadrado é maior e começamos a operar “fora da caixa”, temos um insight porque expandimos o limite.
Mesmo com uma fronteira maior ainda pode ser difícil enxergar uma saída.
Então, vemos um ponto fora dos limites.
Vemos que alguém pisou no desconhecido, que é possível sair do seu quadrado e, principalmente, entendemos que o limite era apenas uma ilusão criada por nós mesmos.
Nessa hora, quando você enxerga a solução, ela parece óbvia, mas precisou que alguém abrisse a sua cabeça e te mostrasse, não a saída, mas que a borda do seu quadrado estava te limitando.
WOW!!!
Questione-se!
Seus pensamentos estão apenas girando dentro de 9 pontinhos? Sua visão de mundo está dentro de 9 pontinhos? Você está vivendo dentro de 9 pontinhos?
Procure por uma borda maior. Procure os pontos fora dos seus limites. Talvez, você ache uma solução.
“Podemos estar cegos para o óbvio, e também estamos cegos da nossa própria cegueira” - Daniel Kahneman
Livros para os questionadores
Ler mais livros é compartilhar conhecimento.
Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)
Commentaires