top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Foto do escritorgelsontk

“O código da mente extraordinária” Vishen Lakhiani

Como repensar o seus modelos mentais e criar hábitos que irão transformar a sua vida? 10 leis não convencionais para criar uma mente extraordinária.

Resumo O código da mente extraordinária

Vishen Lakhiani conta como alterando as suas próprias crenças e visões do mundo, ele conseguiu sair de um emprego que ele não gostava na Microsoft e se transformar em um dos maiores nomes mundiais em desenvolvimento pessoal e bem estar, criando a Mindvalley - uma plataforma global que reúne especialistas de várias áreas focadas no crescimento pessoal.


Ele consolida a jornada em 10 leis que se enquadram em 4 etapas. A primeira é a descoberta das crenças, de onde vieram as suas visões de mundo. A segunda é o despertar onde você questiona, altera e atualiza suas crenças. A terceira é trabalhando o seu eu interior e a quarta é quando você usa o seu poder para transformar não apenas você mas o mundo ao seu redor.


Veja os principais pontos no resumo visual do livro “O código da mente extraordinária”, de Vishen Lakhiani:

Resumo Visual O código da mene extraordinária Vishen Lakhiani
 

Os  5 principais insights


  1. Regras Estúpidas


Ao longo da vida, vamos criando nossas crenças sobre o mundo. A maioria delas, aprendemos com nossos pais e na escola. Essas crenças existem para nos ajudar a compreender como o mundo funciona. 


Porém, elas não são verdades absolutas, são apenas interpretações. Muitas delas, inclusive, são interpretações de um mundo completamente diferente do atual, crenças repetidas por gerações que podem não fazer sentido hoje em dia, são Regras Estúpidas.


“Você precisa estudar numa boa faculdade para conseguir um bom emprego e se aposentar bem.”, “Você precisa se casar com alguém da mesma religião que a sua.”, “Você precisa ter um religião.”, “Você precisa obedecer o seu chefe, pois seu emprego depende disso.”


A maioria das pessoas vive a vida sem nem mesmo perceber como são influenciadas pelas Regras Estúpidas. Acham que estão tomando decisões racionais, mas estão apenas seguindo o que lhes foi falado por anos a fio.


A partir do momento que você começa a refletir e, principalmente, questionar suas próprias crenças, um novo mundo de possibilidades irá se abrir. É a escolha da pílula vermelha.


  1. Engenharia da Consciência


O passo seguinte é substituir as suas crenças por outras que irão alavancar o seu potencial. 


Para isso, você precisa estar sempre atualizando o seu modelo de realidade - suas crenças - e seus sistemas de vida - seus hábitos.


Entender os próprios modelos necessita de uma reflexão sobre o seu passado. Momentos marcantes - positivos e negativos - fizeram você construir algumas “teses” sobre como o mundo funciona. Elas podem ser verdadeiras, mas com falhas. É preciso entender se essas falhas não estão te bloqueando.


Por exemplo, quando criança Vishen ouviu os pais preocupados que não conseguiriam dar o presente que ele pediu. Logo, ele criou uma “tese”: “Não peça demais, porque alguém pode ficar magoado.”. Quando adulto, ele sempre evitava negociar e precificar o seu serviço com um valor muito alto, somente porque tinha essa crença de que iria machucar os outros.


Os sistemas de vida você precisa se atualizar lendo livros, fazendo cursos, participando de conferências e conversando com pessoas mais inteligentes que você. Com isso, descobrirá hábitos melhores para incorporar no seu repertório.


  1. Dobre a Realidade


Mentes extraordinárias são felizes ao longo da jornada e não apenas no final. São felizes agora. Isso porque elas possuem metas ousadas e uma visão de futuro, mas não atrelam a sua felicidade a elas.


Se você for feliz somente quando alcançar o seu primeiro milhão talvez desista no caminho. Se for feliz somente quando for CEO ou se aposentar, terá desperdiçado anos da sua vida. O segredo para ser mais produtivo e não jogar anos da sua vida no lixo é incorporar sistemas de felicidade na sua rotina. Comemorar pequenas conquistas, ter gratidão pelo que possui, perdoar mais e dar antes de receber.


  1. Metas Finais


Outra grande reflexão é sobre nossas metas, nossa visão de futuro.


Existem 2 tipos de metas: as finais e as intermediárias.


As metas intermediárias são as coisas que a sociedade nos diz que precisamos ter para sermos felizes. Uma casa grande, um carro potente e bonito, um cargo importante, uma quantia X de dinheiro.


No fundo, as metas intermediárias não são o fim, você quer alcançá-las para algo mais profundo como respeito, admiração, pertencimento.


Metas finais, por sua vez, falam com a sua própria alma. Algo que traz alegria por si só. São experiências que criam as melhores lembranças de nossas vidas. Por exemplo: “Estar sempre aprendendo e crescendo.”, “Alcançar o topo da montanha Kinabalu.”, “Lua de mel na Noruega.”


Pense em suas metas finais. Pense em metas ousadas. Com isso, os pequenos problemas da vida se tornarão insignificantes e você se tornará invulnerável.


  1. Abrace a Jornada


Mentes extraordinárias são movidas por um chamado.


Para se tornar extraordinário é preciso encontrar a sua vocação, uma forma única e pessoal de contribuir positivamente com o mundo.


“Tenha a coragem de seguir o seu coração e sua intuição. De alguma forma, elas já sabem o que você realmente quer se tornar. Todo o resto é secundário.” - Steve Jobs

Não é você que encontra sua missão. É ela que te escolhe, você só precisa aprender a escutar. O que você faz, os momentos marcantes e seus valores são pistas da sua missão.


A verdadeira grandeza vem quando você se concentra não em construir uma carreira, mas em abraçar a sua jornada.


 
Livro Vishen Lakhiani

Esse resumo é para que você não esqueça dos principais pontos, leia o livro completo para conseguir capturar esses e outros pontos. Compre agora mesmo aqui.


Ler mais livros é compartilhar conhecimento.


Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page