A notícia que abalou o mundo do futebol essa semana foi a saída de Lionel Messi do Barcelona. Mesmo querendo ficar e aceitando um corte de 50% no salário, o time catalão teve que cortá-lo da folha de pagamento. Nem o Messi, que é o Messi, um dos melhores da história (senão o melhor), estava seguro no seu emprego. Imagine você!
Isso nos leva a uma reflexão que precisa ser feita sobre “carreira”.
No livro "Antifrágil", Nassim N. Taleb explica que Antifrágil, o oposto de frágil, não é algo resistente ao estresse, mas algo que com o estresse tende a melhorar em vez de quebrar. Ou seja, algo que se beneficia com o estresse.
Para exemplificar o conceito, ele compara o emprego de dois irmãos, um é funcionário de um grande banco e o outro taxista.
À primeira vista temos a impressão que o irmão que trabalha no banco tem um emprego menos “frágil”, o que é uma doce ilusão.
Apesar de ter um salário mensal garantido e mais benefícios, a aparente estabilidade é frágil. Pois a sua renda total depende exclusivamente de um único agente, o banco no caso. Se acontecer o que ele chama de evento “Cisne Negro” (algo imprevissivel e de alto impacto) como a falência ou mesmo necessidade de redução da folha (como no caso de Messi), o nosso amigo bancário acab perdendo totalmente a sua renda, tende ao risco de falência.
Claro, que no caso de Messi, choveu propostas de outros clubes. Mas se você não for o Messi e já estiver com uma idade mais avançada para o mercado, pode ser que você não tenha tanta “sorte” como o argentino.
No lado oposto, o irmão taxista parece que sempre vive com o imprevisível, com uma renda totalmente variável, tem meses que o dinheiro sobra e outros que o dinheiro falta.
Mas essa imprevisibilidade faz com que ele se adapte para sobreviver. A renda é pulverizada em vários clientes, o que o torna menos suscetível a um cisne negro (a pandemia com certeza foi um que pegou em cheio os dois irmãos). Com feedbacks constantes sobre o comportamento dos clientes, ele consegue ir se adaptando, ou seja, é antifrágil.
“Um tem a ilusão de estabilidade, mas é frágil; o outro, tem a ilusão de variabilidade, mas é robusto e até antifrágil. Quanto mais variabilidade você observar em um sistema, menos sujeito ao Cisne Negro ele será” Nassim N. Taleb
O grande ponto aqui é que precisamos nos questionar sobre quão frágil é a nossa condição.
Depender apenas de uma fonte de renda é cada vez mais arriscado. Você precisa pensar em diversificar a sua renda, seja com investimento que entreguem renda passiva, seja com projetos paralelos.
E projetos paralelos não vão surgir do dia para a noite. Muitas pessoas acabam se tornando empreendedoras somente depois de serem demitidas, mas da mesma forma que a pressão financeira pode ser uma motivação, também é um pesadelo que pode tira o sono.
Por isso, comece a pensar em um plano B ou plano C enquanto tem uma certa previsibilidade financeira.
Porque estabilidade no emprego é algo que não existe mais, nem Messi, que é o Messi conseguiu.
Comments