Um experimento com ratos mostrou que exercícios de correr na roda fazem bem para a saúde, diminuindo o estresse, pressão sanguínea, entre outras coisas. Isso todos nós sabemos. Mas o mais impressionante é que isso só funciona se o rato fizer o exercício por vontade própria.
Os cientistas, colocaram em uma gaiola ao lado um outro rato com uma roda conectada ao primeiro rato. O segundo rato precisa correr toda vez que o primeiro rato corre. Nessa condição, o segundo rato começa apresentar sinais de estresse e deterioração da saúde.
A conclusão científica é que um mesmo evento dependendo da sua motivação e da sua mentalidade podem ter resultados biológicos completamente diferentes.
Um dos exemplos citados pelo Dr. Andrew Huberman, que cita o experimento (link abaixo) é sobre tomar banho gelado.
Se você toma o banho gelado de forma INTENCIONAL, sabendo dos benefícios que você pode ter, ele impacta positivamente no sistema anti inflamatório e no sistema imunológico, além de liberar mais dopamina, o que ajuda a suportar o desconforto.
O mesmo não acontece se você for jogado embaixo de um banho gelado ou não acreditar que o banho gelado irá gerar algum benefício.
Isso é muito louco, porque não estamos falando de pensamento positivo ou algo do gênero, estamos falando que biologicamente o corpo reage de forma diferente dependendo do seu mindset.
Agora, na vida profissional, quem é você? O rato que corre porque tem vontade de correr ou o rato que corre porque é forçado a correr? O resultado na sua saúde está totalmente ligado à sua resposta.
Questione-se!
Muito mais coisas interessantes nesse vídeo, que fala como a gratidão pode influenciar positivamente na nossa saúde. Assistam!
Comments