A internet transformou o mundo, abrindo várias portas principalmente para quem quer fazer da criatividade a sua profissão. Hoje, se você conseguir produzir algo que as pessoas precisam, você não precisa trabalhar para ninguém, ou depender de algum intermediário, pode vender diretamente para o cliente final. Mas possível não quer dizer que seja fácil, muito pelo contrário.
Jason Oberholtzer e Jessica Hagy, compilaram dicas e histórias de 25 personalidades que venceram essa corrida, se tornado o que eles chamam de "Hustlers", aqueles que deram tudo para alcançar os seus objetivos. Desde escritores, dançarinos, produtores de vídeos, designer de jogo até rappers.
Algumas grandes lições e frases tiradas do livro:
1) Construir uma carreira criativa leva tempo
Basicamente, você está criando uma identidade do zero. Sua audiência precisa de tempo para ouvir, ver e apreciar o que você tem para mostrar, logo não espere um sucesso da noite para o dia.
Sucesso da noite para o dia significa nada mais do que "Eu perdi o trabalho que fez até agora" - Nick Douglas
Confiança é a sua métrica de sucesso. Você deve construir a conexão com a sua audiência baseada na confiança em vez do desejo de vender. O dinheiro vem depois, se você ainda tiver sorte.
Você ficará cansado de nadar contra a maré... mas sempre lembre-se que não será para sempre, uma hora a correnteza para e depois muda de sentido a seu favor - Jeff Wysaki
2) Faça coisas!
Comece a fazer aquilo que você almeja. FAÇA! Como leva tempo para construir confiança, quanto mais você fizer, mais fácil será as pessoas entenderem o que você está fazendo.
O que você fizer não será sempre bom, trará dinheiro ou alcançará o público desejado. Mas se você terminar, pelo menos estará feito. Faça coisas! - Jason Oberholtzer
E, principalmente, não se abale se o resultado não for o esperado, lembre-se que trabalhos criativos não dependem apenas de quem cria, mas também de quem consome.
A maioria dos seus trabalhos não serão sucesso. Talvez ficarão bonitos, Talvez farão você sorrir. Talvez exigirão muito esforço. Mas nem tudo que você criar será precioso - Jessica Hagy
O trabalho que está fazendo agora é somente a prática do seu trabalho daqui 10 anos - Jessica Hagy
3) Faça conexões
Converse com pessoas com o mesmo mindset para trocar ideias. A internet abriu todas as portas para você encontrar alguém na mesma situação ou que já passou pelo que está passando, não reinvente a roda.
Procure parceiros que complementem as suas habilidades e também sirvam de suporte emocional para as horas difíceis. Sozinho o caminho será mais longo.
4) Faça coisas que te desafiem
Como pode-se perceber, o percurso não é nada fácil, então se não for algo que te dê tesão, esqueça!
Você perderia horas fazendo o que você quer, com a mesma motivação e com tesão? Mesmo se não pudesse mostrar para ninguém? - Emma Koenig
Você saberá que está no caminho certo, quando cada passo te dá aquele frio na barriga e depois que termina, você sabe que intependente do resultado você adquiriu uma nova habilidade.
Medo é parte do lifestyle, abrace-o. Em vários momentos você terá vontade de desistir e pegar a rota mais cômoda, mas não faça isso, vá pela rota não trilhada - Farah Khalid
5) De preferência, tenha uma condição financeira que te possibilite arriscar
O trabalho criativo pode levar tempo. Se você ficar preocupado com a conta no final do mês pode tomar decisões baseadas pelo lado financeiro, aceitando projetos que não deveria. Por isso, aprenda a gerenciar suas finanças.
Existem 2 tipos de fazer dinheiro: Força de trabalho ou Capital. O primeiro é vender sua força por um pagamento, o segundo é já ter dinheiro e fazer o dinheiro gerar dinheiro - Thomas Leveritt
6) LEIA, LEIA MUITO!
Leia o que ninguém está lendo. Você precisa ser mais interessante que a maioria, então não adianta ir com a maioria. Leia sobre tudo. Diversifique. A criatividade é a conexão entre coisas que aparentemente não estavam conectadas, então não foque em apenas um assunto, você não criará coisas novas.
Esses pontos foram os que apareceram em vários depoimentos e que eu concordo plenamente. Talvez se você ler o livro encontre algo mais específico para você.
Se estiver interessado em percorrer essa caminhada e tem o estômago forte para aguentar o tranco, vamos nessa!
Se você gostou do livro e pensa em comprar, não esqueça de comprar através do link do site (sem valor adicional no preço):
Compartilhe conhecimento e indique a página para os seus amigos.
Comentários