Todos nós sabemos que hábitos saudáveis fazem bem e são importantes no longo prazo. Mas por que então não conseguimos criar uma rotina e nos manter motivados para criar um novo hábito?
Um exemplo comum é se exercitar constantemente. Sabemos que o sedentarismo pode levar a diversas doenças, porque preferimos trocar a corrida de alguns minutos pela nova série do Netflix?
Uma abordagem muito boa para entender como funcionamos é o diagrama de Jim Kwik no seu novo livro “Limitless: Upgrade Your Brain, Learn Anything Faster, and Unlock Your Exceptional Life”(infelizmente ainda sem tradução para o português).
Ele fala que para aprendermos algo são necessários 3 elementos: Motivação, Mentalidade e Métodos.
A motivação tem a ver com o seu propósito, valores, com aquilo que te dá energia. A mentalidade tem a ver com aquilo que você pensa e como você enxerga o mundo. O método tem a ver com o processo que você está utilizando.
No caso dos exercícios, os métodos são fáceis de achar. Hoje existem milhares de vídeos no youtube ensinando todos os tipos de exercícios, em casa, com bebê, com aparelhos, basta procurar.
A motivação também existe, se você pensa em viver por mais tempo, exercício está no seu plano, isso explica porque ficamos tão mal quando pensamos que deveríamos ser menos sedentários.
A grande barreira, nesse caso, é a mentalidade, ou mindset. Qual a primeira frase que vem na sua cabeça quando pensa em exercícios? “Odeio exercícios”, “Só de pensar eu já me canso”, “Odeio academia”, “Sei que vou começar e daqui 2 dias eu paro”, e milhares de outros pensamentos desse tipo. Se você começa assim, você já começa perdendo e o hábito nunca vai se concretizar.
"Você pode pensar que consegue ou que não consegue, de qualquer forma você estará certo" Henry Ford
Se algum elemento dessa tríade não estiver em linha com os outros, você desistirá no meio do caminho ou nem começará.
Agora, pense naqueles objetivos que você está postergando. Por que não começou ou por que desistiu?
QUESTIONE qual elemento está enfraquecido, MUDE e COMECE!
Comentarios