top of page

Torne sua vida mais PRODUTIVA, CRIATIVA E INTENCIONAL

Foto do escritorgelsontk

Convite de aniversário. Data: 06/04/2104

Uma pergunta que me fizeram no final de semana passada e me fez refletir durante a semana foi: Até quantos anos você pretende viver?

Viver até os 120 anos

Inconscientemente, muito do que venho estudando e postando está relacionado com essa pergunta, mas nunca tinha pensado em uma resposta objetiva.


A minha resposta foi 120 anos.


Claro que ninguém tem o controle sobre esse caminho. Muita coisa pode acontecer, mas 120 anos me parece um bom desafio.


O recorde mundial é de um homem de 146 anos, mas pesquisas já mostram que esse recorde será quebrado em breve. O homem de 150 anos já nasceu.


Um dos motivos para prolongar a expectativa de vida é o avanço do conhecimento sobre o envelhecimento. Muita coisa interessante surgindo, principalmente, sobre o cérebro.


Talvez o principal motivo para deterioração da nossa saúde e do nosso corpo seja devido ao uso ativo do cérebro. A partir do momento que paramos de usá-lo com tanta frequência, o corpo começa a falhar.


Uma boa notícia para conseguir viver até os 120 anos se chama neurogênese, a capacidade do cérebro de criar novos neurônios.


Por muito tempo se pensou que a quantidade de neurônios era algo fixo, após a fase de desenvolvimento, quando somos crianças, produziamos uma quantidade finita de neurônios e a partir daí, só perdíamos.


Mas pesquisas mostram que isso é fake news.


Nosso cérebro, sim, consegue criar novos neurônios e um dos segredos é uma proteína chamada BDNF (Brain Derived Neurotrophic Factor). Ela é responsável pela criação dos neurônios e pela criação das sinapses também. Com a idade começamos a produzir menos BDNF.


Mas existem formas de aumentarmos a produção de BDNF no cérebro e é aí que a coisa fica interessante. Tente adivinhar algumas delas.


A primeira e mais óbvia são exercícios físicos (aeróbicos) com frequência. Por isso os médicos recomendam exercícios para as pessoas mais velhas. Se você quiser viver até os 120 anos (como eu), melhor colocar exercícios na sua rotina desde já. Cada ano que passa, será mais difícil criar novos hábitos.


Segunda, alimentação. Principalmente com a ingestão de gorduras boas e antioxidantes. Abacate, salmão, castanhas, berries em geral, chocolate meio amargo, óleo de coco, bulletproof coffee. Além disso, alguns suplementos são indicados também (assunto que tenho começado, mas preciso estudar mais)


Terceira, jejum intermitente. Estudos mostram que em estado de "ketosis", induzido pelo jejum, o corpo começa a produzir uma quantidade considerável de BDNF. Inclusive, ficar em jejum por mais de 48h (algo que ainda não fiz, mas algumas pessoas já me recomendaram).


Quarta e não menos importante. A criação de novos neurônios não garante que eles ficarão no seu cérebro. Se você não usar, eles morrem. O cérebro é como um músculo, precisa de estímulo. Então, não pare de estudar. Leia livros! Será a sua melhor companhia depois dos 100 anos, eu garanto.


Veja, por exemplo, Charlie Munger, um dos caras mais inteligentes (e ricos) do mundo, leitor voraz, companheiro de investimentos de Warren Buffett que está com 97 anos, em plena consciência, tomando decisões de investimentos com uma capacidade de raciocínio impressionante. O próprio Warren Buffett está com seus 91 anos e longe de se aposentar.


Não por coincidência são os hábitos que venho estudando (testando em mim mesmo) e que compartilhei no meu ebook gratuito "4 Hábitos Essenciais para o cérebro" (clique aqui para baixar).


São hábitos que todos deveriam incorporar no dia a dia.


Não que você precise viver até os 120 anos (seria bom para me fazer companhia rs), mas porque a falta desses hábitos levam a uma maior propensão aos problemas da velhice, como demência e Alzheimer.


E, no final, os 120 anos é apenas um número. Não é um objetivo. Mas ele me faz procurar saber o que faz bem para a minha saúde para ter uma mente melhor hoje, independente da festinha de aniversário em 2104 (Woooow).


Até porque não temos controle sobre o resultado final, não saberemos até quando vamos viver. Mas o como chegaremos lá depende só de nós.


Questione-se! O que tem feito para melhorar o seu cérebro?


Crie hábitos saudáveis e cuide da sua mente! Porque espero vê-lo na minha festinha.


Obs.: Comece lendo o e-book "4 hábitos essenciais para o cérebro"

4 hábitos essencias para o cérebro
 

Um guia prático para quem quer melhorar o funcionamento do cérebro, mas não quer perder tempo lendo livros e em atividades desnecessárias.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page