Graças ao estresse, estamos vivos até hoje. Ele é responsável por deixar o nosso corpo e a nossa mente em sinal de alerta, em condição de fugir quando nos deparamos com o perigo.
O problema é que não precisamos mais correr de tigres.
A dose de estresse que ocorria em intervalos pequenos (ninguém ficava provocando o tigre como esporte rs), agora ocorre de forma quase constante.
E esse estado de alerta impacta significativamente as nossas ações e pensamentos.
Quando estamos estressados, pensamos em como reagir ao perigo, pensamos no agora. É extremamente difícil fazer trade-offs de longo prazo.
Ou seja, é difícil continuar com um hábito que trará resultados no futuro, é difícil fazer exercícios, trocar um chocolate por uma fruta, tomar banho gelado.
É difícil querer conversar para manter um relacionamento duradouro.
É difícil, inclusive, pensar nos seus investimentos como algo de longo prazo. Tendemos a operar no ruído de curto prazo e queremos realizar lucros antes do tempo.
Tudo isso não é questão de mentalidade.
Você pode até ser uma pessoa que pensa a longo prazo, mas se estiver sob estresse, biologicamente estará sendo influenciado pelo fantasma do tigre atrás da moita.
E o grande vilão não é de fato o estresse e, sim, o tempo que passamos no estado de estresse.
Por isso, a solução não é acabar com a fonte de estresse.
Você precisa achar formas de esquecer o estresse ao longo do dia.
Crie uma rotina matinal, antes do estresse do dia a dia influenciar a sua decisão de fazer exercícios ou meditar.
Crie “nichos restauradores”, locais e horários para descompressão, 10 minutos na agenda entre reuniões para respirar e eliminar os efeitos do estresse.
Tome decisões de investimentos após uma série de exercícios (ou um banho gelado) e não após uma notícia ou após ver as cotações das ações. Crie um ritual para as decisões importantes.
Aprenda a sair da vida cansada!
E o mais importante, aprenda a não tomar decisões nos momentos de estresse.
No calor do momento, o cérebro só quer saber de uma coisa: eliminar o perigo. O que nem sempre quer dizer tomar a melhor decisão.
SAIA DA VIDA CANSADA
Do dia 22/12 até dia 26/12,
a AMAZON preparou uma
promoção imperdível!
50% OFF no livro
"Cansei! O que fazer para mudar e sair dessa vida cansada"
Comments