Esse mês as dicas também estão bem distintas, desde livros para melhorar a sua saúde até como encarar o mundo com ajuda de Freud e Nietzsche, passando por te dar uma força no momento de estagnação e alavancar as vendas ou "viewers", elaborando conteúdo de qualidade. Aproveite e boa leitura!
Não esqueça de escrever nos comentários os livros que você leu nesse mês e deixar de recomendação para nós.
A dieta da mente (Dr. David Perlmutter)
O famoso neurologista Dr. David Perlmutter fala de um dos grandes problemas da nossa geração, o consumo excessivo de carboidratos e, principalmente, de glúten. Sem sabermos, estamos nos intoxicando e podemos ter consequências sérias como demência e outras doenças cognitivas, como o Alzheimer.
Mostrando casos de seus pacientes, ele mostra como a reeducação alimentar pode nos ajudar a evitar problemas no futuro, além de mostrar como somos enganados pela indústria alimentícia (se leu “Cansei!”, não preciso falar que concordo 100% com isso).
Um dos questionamentos mais interessantes é sobre o colesterol, conforme comentei no post Seu médico mentiu: Colesterol alto não é o problema!. (Veja a entrevista dele falando de colesterol no final do post)
Um livro que todos deveriam ler, pois a alimentação é um problema sério. Basta ver o número de casos de ansiedade e depressão aumentando a cada ano. Muito por causa da má informação sobre o que estamos comendo.
E se você é pai (ou mãe) a leitura é prioridade. Depois de ler, vi como podemos influenciar a alimentação dos nossos filhos, impactando humor, disposição e capacidade cognitiva.
Por ser um tema polêmico (não gostamos de mudar hábitos), o livro em alguns momentos é difícil de ler, só de pensar em cortar a massa do cardápio pode dar vontade de fechar o livro rs. Mas continue, pelo bem do seu cérebro.
Momento de vida: Aumentar a produtividade, Repensando a sua saúde, Controlando o colesterol.
O melhor do mundo (Seth Godin)
Seth Godin é o cara. Quando estiver em dúvida que livro ler, pegue um livro dele. Leia o post Por que você deve escutar Seth Godin? 5 grandes insights e escolha um.
Nesse livro, Seth fala sobre desistir ou não de algum projeto, explicando como toda nova empreitada possui uma etapa que é um vale, onde nada parece andar e os resultados não aparecem, o PLATEAU (leia Por que não terminamos o que começamos?). Aquele momento onde pensamos em desistir e onde de fato muita gente desiste.
Mas o PLATEAU de certa forma é uma vantagem competitiva. Quanto mais difícil for atravessar essa etapa, menor será a concorrência para quem conseguiu e melhor serão os frutos da travessia. (BOOM! Mindblowing!)
E segundo Seth, você deve se perguntar se vale a pena o esforço de atravessar tudo isso antes de começar. Um exemplo que ele coloca é a reflexão se vale a pena continuar em um emprego que você parou de aprender coisas novas ou está fazendo algo que está fadado a sumir do mercado de trabalho. Vale a reflexão.
Livro bem curto e de fácil leitura.
Momento de vida: Empreendendo, Começando um novo projeto, Achando que está estagnado
Story Brand (Donald Miller)
A importância de uma boa história é o que pode definir se a sua empresa terá sucesso ou fracasso. Boas empresas não vendem produtos, vendem uma história. Elas levam o seu cliente para um outro lugar, ajuda ele a se transformar.
Mas muitas empresas ainda acham que são os heróis da história e focam em lucros e corte de custo em vez de focar na experiência do cliente.
Usando elementos de storytelling, Donald Miller mostra como estruturar o marketing da sua empresa para que você foque no que importa, a narrativa do cliente. E, consequentemente, venda mais.
Dicas valiosas para empresas de qualquer tamanho, desde grandes multinacionais até geradores de conteúdo. Comecei a usar muitas das dicas para escrever os posts.
Pelo fato de conseguir utilizar as dicas logo em seguida, a leitura foi bem fácil, com aquela sensação de vamos logo com isso, quero saber o próximo passo.
Momento de vida: Gerando conteúdo, Repensando o marketing da sua empresa, Empreendendo
12 Regras para a vida : Um antídoto para o caos (Jordan B. Peterson)
Jordan Peterson é um psicólogo canadense que usa todo o conhecimento da Bíblia, da mitologia, de Freud, Jung e Nietzsche para elaborar 12 regras para a vida.
Um livro bem denso, muitas vezes bem difícil de ler, traz uma abordagem que vai em linha ao pensamento de Nassim Taleb sobre o teste do tempo. Segundo Peterson, muitas dessas regras foram testadas com o tempo, inclusive muito antes dos Homo-sapiens aparecerem, como a existência da hierarquia social e a desigualdade de gênero (polêmico!)
O livro trata de temas que vão desde porque temos mais cuidado com os outros do que com a gente mesmo, como devemos cuidar dos nossos filhos e prepará-los para o mundo até como devemos encarar a vida na busca de um propósito.
Concordando com os argumentos de Peterson ou não, o livro definitivamente faz você parar para refletir sobre esses temas, questionando o nosso comportamento e o nosso pensamento.
Mas não indico para quem está começando o hábito da leitura, muito provável que vire uma leitura inacabada.
Obs.: Veja a entrevista polêmica para o Channel 4 de Londres abaixo.
Momento de vida: Enfrentando adversidades, Questionando como o mundo funciona
Ler mais livros é compartilhar conhecimento.
Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e não se esqueça de comentar quais foram os livros que você leu no mês.
Comentários