Gosto da energia de um começo de ano. A empolgação para novos projetos, novas metas, novos desafios. O começo de novos ciclos. Mas essa empolgação costuma durar apenas alguns meses, ou algumas semanas. Como fazer para prolongar essa sensação e como não deixar ela morrer?
Um trecho retirado do livro “Louder than Words”, de Todd Henry me fez pensar sobre esse assunto através de uma analogia com o Surf.
Uma família de férias no Hawaii decide aprender a surfar. Compram uma aula de 1 hora e depois dos exercícios na areia vão para o mar. Pegam algumas ondas, tomam alguns caldos e voltam felizes para o hotel.
No dia seguinte, vão para a mesma praia e observam os surfistas. O pai comenta com o instrutor:
- Como eles conseguem ficar o dia inteiro surfando? Estou todo quebrado de ontem e não ficamos nem 1 hora no mar.
O instrutor então responde:
- Essa é a diferença dos verdadeiros surfistas. Vocês ficam empolgados e querem surfar o máximo no menor tempo possível, querem pegar todas as ondas que aparecem. Mas para nós, surfistas, o que importa é a experiência. Sentir o mar, sentir as ondas, ficamos o dia inteiro no mar, mas surfamos 3 ou 4 ondas. Não é sobre surfar mais, é sobre escolher a onda certa.
Nessa época do ano, a empolgação toma conta da gente e queremos fazer tudo. Mas acabamos agindo como aprendizes. A empolgação é boa, mas com essa atitude ela realmente irá durar pouco. Gastamos energia demais com ondas pequenas e podemos acabar perdendo a onda certa.
Por mais tentador que seja entrar em várias ondas, precisamos aprender a falar não.
“Focar é sobre dizer não” – Steve Jobs
Por isso, o importante é identificar no meio dos projetos do ano, as ondas boas. No meio do caminho muitas outras ondas irão aparecer, acredite! Após o livro, muitas ideias pipocaram na minha cabeça e no momento estou tentando digerir tudo. Preciso parar e sentir o mar (literalmente também, precisando de uma praia rs), deixar algumas ondas passarem para me preparar para a próxima grande onda.
Aconselho você também fazer o mesmo. Pare, respire, sinta o vento na cara e mais importante de tudo, sinta a experiência. Saiba distinguir as ondas promissoras e esqueça o resto. O ano só está começando.
Posts Relacionados:
Livros para os questionadores
Ler mais livros é compartilhar conhecimento.Se você curtiu, compartilhe a página com os seus amigos e siga-nos nas redes sociais (Instagram e YouTube)
Comments